Data: 10-10-2014
Criterio: N/A
Avaliador: Rodrigo Amaro
Revisor: Luiz Santos
Analista(s) de Dados: Roberta Hering
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Erva terrícola de ocorrência restrita as áreas de transição entre Cerrado e Amazônia, em vegetação de Cerrado lato sensu e Savana Amazônica (Oliveira et al., 2009; Rodrigues, 2013). Endêmica do estado do Pará, no município de Altamira (Serra do Cachimbo) (Oliveira et al., 2009), onde ocorre em campos baixos (Zuloaga & Morrone, 1996). São necessários maiores esforços de coleta e um aumento do conhecimento sobre a espécie, a fim de se definir seu real estado de conservação na natureza.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Trichanthecium nutabundum (Zuloaga & Morrone) Zuloaga & Morrone;
Família: Poaceae
Sinônimos:
Espécie descrita em Novon 6(3): 312. 1996 (IK). É Sinônimo basiônimo de Trichanthecium nutabundum (Zuloaga & Morrone) Zuloaga & Morrone (Syst. Bot. Monogr. 94: 53. 2011 [5 Dec 2011] [Monogr. Trichanthecium; Rodrigues, 2013).
Endêmica do Brasil, ocorre no Pará, no município de Altamira, na Serra do Cachimbo (Oliveira et al., 2009) em campos baixos (Zuloaga & Morrone, 1996).
Erva anual, decumbente, de 10 cm a 20 cm de altura (Oliveira et al., 2009), terrícola (Rodrigues, 2013). Ocorre em campos secas em zona de transição entre Cerrado e Savana Amazônica (Rodrigues, 2013).
Encontrada fértil em dezembro (Zuloaga & Morrone, 1996).
4.1 Roads & railroads
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
A rodovia Transamazônica atravessa o município de Altamira no sentido leste-oeste por 60 km, ligando Altamira a Belém (IBGE, 2013).O asfaltamento da BR-163 pode vir acompanhada de variados impactos, levando ao incremento do desmatamento, das queimadas, incêndios florestais e exploração não-sustentável dos recursos naturais, aumento da criminalidade e agravamento das condições de saúde pública, impactos consequentes do aumento de migrações desordenadas, grilagem e ocupação irregular de terras públicas, concentração fundiária que já começam a acontecer diante da perspectiva do asfaltamento (MMA/ICMBio, 2009).
2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência
regional
Severidade
high
Detalhes
O cultivo de milho, feijão, arroz, cacau e pimenta do reino e, a extração de borracha e castanha-do-pará são atividades econômicas importantes na região de Altamira (IBGE, 2013).
7.2 Dams & water management/use
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
A região de Altamira é uma das áreas atingidas pela construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHE BELO MONTE, 2013). Também, a falta de valorização social do patrimônio natural, juntamente com a ausência de governança na Reserva Biologica Nascentes da Serra do Cachimbo (RBNSC) foram os principais fatores que possibilitaram e facilitaram a construção de hidrelétricas (PCHs) junto ao limite da RBNSC e uma linha de transmissão passando por uma parte da Reserva (MMA/ICMBio, 2009). Além disso, a apropriação e o uso da área pelos posseiros desencadearam a implantação de pequenas barragens junto as sedes de algumas fazendas e cerca de 900 km de estradas e caminhos ilegais, ambos causando, eventualmente, barramentos nos cursos d’água (MMA/ICMBio, 2009).
2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
Pecuária também é importante atividade econômica de Altamira (IBGE, 2013). Na região da Reserva Biológica da Serra do Cachimbo, a transformação da cobertura vegetal natural em extensas áreas de pastagem, representa um forte impacto (MMA/ICMBio, 2009).
8.1.2 Named species
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
As pastagens são formadas com a plantação de gramíneas com grande poder de disseminação e difícil erradicação, como o capim-braquiária (Urochloa sp.) e capim colonião (Megathyrsus maximum). Outras espécies exóticas e/ou invasoras encontram-se espalhadas em diversos pontos da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, como a samambaia (Pteridium aquilinum), espécie que se instala em ambientes abertos após a passagem do fogo, mangueira (Mangifera indica), caju (Anacardium
occidentale), bananeira (Musa spp.) e limão-cravo (Citrus limonia) (MMA/ICMBio, 2009).
7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
As queimadas representam uma ameaça para áreas com fitofisionomia de campinarana e áreas próximas de pastagens na região da Serra do Cachimbo, sendo que há poucos anos houve o registro de uma queimada de grande extensão no sul da unidade (sítio 1) (MMA/ICMBio, 2009).
1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: Em 2005 foi criada a Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, com plano de manejo publicado em 2009 (MMA/ICMBio, 2009).
- OLIVEIRA, R.P.; LONGHI-WAGNER, H.M.; FILGUEIRAS, T. S. et al. Poaceae. In :Plantas raras do Brasil / organizadores, Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G. et al – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. 496 p. : il., fots. color., mapas; 26 cm. Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. ISBN: 978-85-98830-12-4. 2009.
- Rodrigues, R.S. Trichanthecium in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB129216>. Acesso em: 30 Set. 2013.
- ZULOAGA, F.O. ; MORRONE, O. New species of Paniceae (Poaceae: Panicoideae) from Brazil. Novon 6: 310-317. 1996.
CNCFlora. Panicum nutabundum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Panicum nutabundum
>. Acesso em .
Última edição por Lucas Moulton em 01/12/2014 - 20:16:29